Curros
A antiga freguesia de S. Miguel de Curros foi antigo curato anexo à reitoria de Carrazedo de Montenegro, no termo de Chaves, passando mais tarde a paróquia independente, com o título de vigairaria. O pároco era vigário ad nutum da apresentação do Reitor de S. Nicolau de Carrazedo. Curros localiza-se a sul do concelho, na margem de uma pequena ribeira que desce a serra e que, depois de passar esta povoação, conflui com o Rio Tinhela. Assenta, assim, no recanto de um pequeno vale muito fértil.
De referir ainda que, nos princípios do séc. XX e até 1912 (ano em que cessou a actividade), Vale de Campo esteve particularmente em foco, dado que uma empresa espanhola ali explorou minérios de prata.
Na Rua Direita em Curros, numa casa particular, não visível do exterior, encontra-se um relógio de Sol vertical meridional em granito. A peça está muito deteriorada pelo tempo não sendo possível ver qualquer numeração ou datação. Também não tem gnómon. Para mais informações consultar Livro dos Relógios de Sol de Valpaços – pág. 134.
Por cima desta porta carral de uma antiga casa no Largo da Costa, em Cabanas e no local indicado pela seta, terá existido um curioso relógio de Sol vertical longitudinal feito num robusto tronco de madeira. Desconhece-se onde poderá estar esta peça. Possivelmente deteriorada pelo tempo uma vez que era de madeira. Todavia, pessoas da zona lembram-se bem do relógio de Sol. Para mais informações consultar o Livro dos relógios de Sol de Valpaços – pág. 132.