Arão

Arão, nome de raiz germânica, resultado da evolução do nome ‘ Ara ’, chamou-se também S. Salvador de Vilar de Lamas. A freguesia aparece já identificada no séc. XII e aantiguidade comprova-se pela designação dos lugares: Agrolento, que vem do arcaico Argo e do adjectivo lento; Eirado virá de ‘ heerado ’, campo de heras; Arrequeixo, do arcaico ‘ Erequeixo ’, o que pode significar talvez terreno despejado de águas ou de pousio; Senra, presume-se que venha de prédio rústico; e Vilar de Lamas, composto de ‘ villar ’( núcleo de povoamento ou fracção de ‘ villa rústica ’ ) e ‘ lama ’ ( parece que deveria ser outro prédiomedieval, ‘ alagadiço ou alagado ’ ) – este com alguma importância, por se tratar do seu nome antigo.

No Lugar do Eirado, relógio de Sol vertical meridional, em pedra com gnómon  em ferro, encimado por um catavento e datado de 1998. Está sobre um  antigo espigueiro agora entaipado, datado de 1885.

Encimando o portão de uma casa particular, no Eido de Cima, um bonito relógio de Sol em granito, vertical meridional, com o gnómon em ferro, sem numeração e sem data. No seu topo, o relógio tem uma cruz cristã trevolada.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy