Será que o “Tempo”, as 24 horas de cada dia, os 60 minutos de cada hora e os 60 segundos de cada minuto são sempre iguais para um relógio? Possivelmente sim e talvez não. Num relógio de Sol a Luz e a Sombra serão sempre diferentes e para quem o observa cada instante conta.
Emília Pires

Freguesias de Alcobaça
Cela

Quando, por quem e com que intenção terá sido construído este relógio de Sol “vertical” encontrado na empena de uma casa na rua de Santa Bárbara em Cela? A rua é tão estreita que mal tivemos ângulo para tirar a foto. Seria assim quando lá puseram o relógio? Cela era uma das 14 vilas dos Coutos de Alcobaça.

Alpedriz

O relógio de sol que se encontra junto do Pelourinho de Alpedriz pertenceu em tempos a uma Capela denominada “Santíssimo” que existiu há muitos anos naquele local. O Relógio de Sol desta capela, após a sua destruição, andou de um lado para o outro, até que hoje se encontra num muro construído no sítio onde outrora existiu a capela. Da capela existe ainda além deste relógio de Sol e a sineta que se encontra na Igreja de Santo António.

Relógio de Sol vertical meridional em pedra, com numeração romana e gnómon em ferro. Não está datado.

S. Martinho do Porto

Numa casa particular em S. Martinho do Porto encontrámos um relógio de Sol vertical, meridional, com numeração romana, sem gnómon e sem data.

Turquel

Na traseira do cemitério de Turquel encontrámos um relógio de Sol vertical meridional, com numeração romana e gnómon em ferro. Não está datado.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy