Século XVII
Michael Butterfield, nascido em Inglaterra (1635 – 1724) nacionalizou-se francês em 1663 e começou a trabalhar como fabricante de instrumentos matemáticos e de astronomia.
Os seus trabalhos foram de tal forma reconhecidos que foi contratado como engenheiro para a corte de Luís XIV como construtor de instrumento matemáticos. Inventou os afamados quartos de circulo e deu o seu nome ao relógio de Sol portátil com bússola.
Relógio de sol de bolso com bússola.
Michael Butterfield (1635-1724). Paris, ca. 1690.
Prata, metal ferroso e vidro.
Col. Fundação Medeiros e Almeida, Inv. Nº FMA 7714
Relógio de sol portátil – utilizável entre as latitudes de 40 e 60 graus, em prata gravada, de base octogonal com bússola.
Gnómon rebatível, constituído por uma parte fixa, em forma de ave, dentro da qual desliza a parte ajustável, triangular, com uma escala de latitudes gravada numa das faces. gnómon é ajustado fazendo coincidir o bico da ave com a latitude do lugar.
O verso apresenta os nomes e latitudes de 30 cidades europeias.
Esta foto foi-nos cedida pela Fundação Medeiros e Almeida a quem agradecemos reconhecidamente a colaboração.
Relógio de Sol portátil, horizontal, em marfim. Encontra-se em exposição no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, integrado na Exposição “Energias – Perpétuo Movimento”. É propriedade do Museu Nacional de Arquelogia.
De um coleccionador particular: Relógio de Sol equatorial, portátil, em prata e latão dourado, feito em Madrid por Antonio Matheo, Relojero de Cámara del Rey, em 1642. O quadrante está graduado das 4 AM às 8 PM e ajustável entre 10 e 70 graus de latitude. Está assinado “Del Rey Reloxero Antonio Matheo en Madrid. Año 1642”. Tem a indicação da latitude de 50 cidades de Espanha (inclui Lisboa e Cabo de S. Vicente), França, Flandres, Alemanha e Itália, no exterior e interior da caixa. As suas dimensões são 57 x 54 x 15 mm.