Vila Nova da Barquinha

Vila Nova da Barquinha, já lhe chamaram Princesa do Tejo. Banhado por três rios, Vila Nova da Barquinha é um concelho dono de uma beleza natural ímpar. As páginas da sua história escrevem-se por entre lendas e mistérios templários, imagináveis perante o imponente cenário do Castelo de Almourol, erguido nas águas do rio, Monumento Nacional desde 1910 e um dos 21 finalistas da eleição das 7 Maravilhas, em 2007. Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, é um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar dos primórdios do reino. Os segredos templários associados a este local mítico podem ser decifrados no Centro de Interpretação Templário, único do género na Europa e no Mundo.

Após deixar o vale de Tancos, na margem direita e esquerda do Tejo, começa a lezíria e as casas afastam-se naturalmente do leito para fugir às cheias recorrentes e sazonais. Os locais mais afastados do leito e com maior altitude, possibilitam uma maior segurança aos povoamentos instalados, como acontece no Pedregoso e na Quinta da Lameira.
Em 1504, foi efetuada uma visitação às comendas da Ordem de Cristo e do Médio Tejo. Daqui resultou a elaboração de tombos das suas propriedades. Esta visitação ou inventariação fora ordenada pelo Capítulo Geral da Ordem de Cristo, iniciou-se em 1503 e acabou em 1510. Compulsando os Tombos da Ordem de Cristo, vol. II, Comendas do Médio Tejo, 1504 a 1510,1 verificamos que nos respetivos tombos vislumbramos os topónimos de Pedregoso a escassos 100 metros da Quinta da Lameira. Todavia, o topónimo Lameira não aparece antes de 1510. Assim, a quinta da Lameira será de data posterior porque a prova documental, nos deixa esta conclusão.

Quando da nossa visita à Quinta da Lameira deparámo-nos com o estado em que se encontra conforme foto acima. Aqui mostramos o local de onde foi arrancado o relógio que neste momento está desaparecido. Era um bonito relógio de Sol vertical declinante duplo, com o gnómon em ferro, numeração árabe e sem data. Se alguém souber do seu paradeiro agradecemos a informação.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy