Ferreira do Zêzere

A história de Ferreira do Zêzere terá começado em 1191 com a doação da herdade de Vale de Orjães de D. Sancho I a Pedro Ferreira como recompensa pela sua bravura na defesa do Castelo de Montemor-o-Novo. Em 1206 parte desta herdade foi adquirida por Pedro Alvo e foi a base da fundação da povoação de Águas Belas. Em 1222 Pedro Ferreira concede carta de foral aos habitantes da sua herdade e em 1285 a Vila foi unida a um reguengo no termo de Abrantes, dando origem a um concelho que terminava em Villarey. Este conjunto, denominado “villa ferreyra”, seria doado em 1306 aos Templários e em 1321 faz parte de uma comenda no termo de Tomar.

Relógio de Sol vertical meridional com numeração árabe, gnómon em ferro e sem data, sobre o telhado de uma casa em Águas Belas.

Crê-se que a instituição da freguesia de Igreja Nova do Sobral remonte ao ano de 1608, data do mais antigo assento de casamento existente no cartório paroquial. Até 24 de outubro de 1855 fez parte do concelho de Tomar, e a partir dessa data, integrou o município de Ferreira do Zêzere. Relógio de Sol vertical meridional em pedra, com numeração árabe e gnómon em ferro, datado de 1909.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy