Vila do Conde
Vila do Conde é um dos mais antigos termos do norte de Portugal. As suas origens estão para lá da fundação do território português, remontando ao ano de 953 o primeiro documento escrito que refere Villa de Comite, numa carta de venda de bens, por Flamula Deo- Vota, ao Mosteiro de Guimarães.
As origens ancestrais desta cidade costeira desenvolvem-se desde o Castro de S. João Baptista, local onde, em 1318, D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins fundariam o Mosteiro de Santa Clara, monumento que, restaurado e ampliado no século XVIII, é um dos ex-libris de Vila do Conde.
Vila do Conde é uma cidade que está associada aos descobrimentos portugueses. Era nos estaleiros navais da cidade que se construíam as naus, caravelas….que cruzavam os mares em busca de novos mundos. Nesses tempos os navegadores muniam-se dos mais diversos instrumentos de orientação e navegação como as bússolas, astrolábios…. E também o relógio solar, que permitia medir a passagem do tempo.
Graças a essa ligação histórica, Vila do Conde tem, numa das suas praças, muito próximo do local onde anteriormente estavam os estaleiros navais (hoje estão na outra margem do rio), um gigantesco Relógio Solar.
Apesar da grande dimensão da peça, nem toda a gente percebe que se trata de um relógio. Para o observar melhor suba até à Capela do Socorro. De lá a vista é privilegiada e vai poder perceber melhor como este relógio funciona.
No Largo do Vilarinho em Maceira da Maia encontrámos este interessante relógio de Sol vertical em granito, datado de 1786 com gnómon em ferro e numeração romana.