Não há nada que o tempo não vença.
Emília Pires

Porto

Porto é a cidade que deu o nome a Portugal — desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga.

Casa do Relógio de Sol

Quem nunca se interrogou sobre a história da bonita casa de estilo neomanuelino, situada na Avenida do Brasil? O edifício encontra-se desocupado e o seu estado de degradação é bem visível. Qual será a sua história e o porquê de ter sido votado a tão longo desleixo?

Forte de S. João Baptista da Foz

Mandado edificar, em 1567, para defesa da foz do Douro, o Forte de S. João Baptista compreende no seu conjunto, além do forte quinhentista (atribuído ao mestre de fortificações Simão de Ruão), a primeira igreja renascentista edificada em Portugal e o Palácio de D. Miguel da Silva, ambos do arquiteto Francesco de Cremona (1526-1547).
Um lugar pode ter várias curiosidades, o Castelo de São João da Foz é um desses casos. Hoje, é a casa do Instituto da Defesa Nacional, mas já albergou uma igreja e uma das maiores poetisas de Portugal.


Relógio de Sol vertical declinante duplo, em granito, com gnómon em metal. Não está datado.

Igreja de Nevogilde

A Igreja de S. Miguel de Nevogilde foi erguida no século XVIII, quando Nevogilde contava com poucos habitantes, ligados essencialmente ao trabalho agrícola.
De cariz barroco, destaca-se a decoração da fachada que, apesar de simples, expressa nitidamente a exuberância do barroco joanino. De pequenas dimensões, apresenta apenas uma nave e uma capela-mor.
No canto superior esquerdo, por cima da cornija, encontra-se um relógio de Sol vertical meridional em granito. Muito gasto pelo tempo já não conseguimos ver nem a numeração ou os riscos ou qualquer outra particularidade que estivesse gravada no seu quadrante.

Nevogilde - Casa Particular

Nesta casa antiga em Nevogilde encontrámos um grande relógio de Sol vertical meridional, em granito, com numeração romana, sem gnómon e sem data. Tem no seu centro a cara e os raios de um Sol e por baixo estão inscritas as palavras: “Nec Addo – Nec Abdo” – “Não adiantar, nem atrasar”.

Bonfim - Fontainhas

Relógio de Sol vertical, em cimento, na parede de uma casa particular, com gnómon em ferro e numeração romana, data escrita também em numeração romana – 1939

Campanhã - S. Roque

Relógio em granito, na parede de uma casa particular, com numeração romana e gnómon em ferro, sem data.

Paranhos

Nos jardins da Ordem dos Médicos em Paranhos, encontrámos este interessante relógio de Sol horizontal, em metal, sobre uma coluna de granito.

Igreja Paroquial de Paranhos

Os fungos e o desgaste da pedra de granito deste relógio de Sol horizontal, já não deixam ver a numeração e as linhas que porventura estivessem inscritas nesta peça de 1878.

A Igreja Matriz de Paranhos, dedicada a S. Veríssimo, padroeiro da freguesia, assemelha-se às igrejas das aldeias e vilas do Norte de Portugal, pelo seu aspeto harmónico. Não sendo a primitiva – que já existia em 1123 – desconhece-se a data de construção da igreja matriz. Sabe-se apenas que foi reconstruída em 1845 por se encontrar em ruínas e que, posteriormente, foi alvo de sucessivos benefícios e melhoramentos. A fachada tem o corpo central ladeado por duas torres sineiras, uma do século XIX e outra construída em 1946 e dois relógios, um de sol, de 1878, e outro mecânico, de 1857.

Fundação Serralves

Partindo da Casa de Serralves, sede da Fundação do mesmo nome, o “jardim formal”, um dos mais notáveis exemplos de arquitetura paisagística do séc. XX, estende-se ao longo de um eixo com 500 m, na direção do rio Douro, tendo no extremo uma escadaria que conduz a um lago romântico situado numa cota inferior. Foi concebido entre 1932 e 1940 por Jacques Gréber (1882-1962), arquiteto e urbanista francês que desenvolveu intensa atividade profissional nos Estados Unidos e Canadá, na criação de jardins ao gosto francês para milionários. Existem no Parque vários núcleos de interesse entre os quais se destacam um roseiral (atualmente em processo de restauro), o Jardim do Relógio de Sol, o Jardim das Camélias (onde se pode comprar ervas aromáticas e outras plantas, para além de zonas muito arborizadas).

Fundação António Almeida

Visitámos a Fundação António Almeida com o propósito de fotografar o relógio horizontal em bronze que se encontra no seu jardim, junto à casa. Como a peça estava a restaurar, mostramos uma que retirámos da internet.

Sé do Porto

A Sé do Porto conserva ainda vestígios do primitivo edifício românico construído entre a 1ª metade do século XII e início do séc. XIII. Destaca-se o aspeto de igreja-fortaleza com fachada flanqueada por duas torres e a bela rosácea sobre a fachada principal. 

No terraço fomos encontrar um relógio de Sol vertical meridional em granito, com numeração romana e gnómon em metal. Não está datado.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy