Marco de Canavezes
O povoamento do território a que corresponde o atual município de Marco de Canaveses remonta a épocas bastante remotas, tendo sido encontrados importantes vestígios do período neolítico, nomeadamente alguns monumentos funerários.
Convento Beneditino, situa-se na freguesia de Alpendurada e Matos, no concelho de Marco de Canaveses, entre os rios Tâmega e Douro. Anterior à fundação da nacionalidade, data da primeira metade do século XI. Foi um convento importante na época de D. Afonso Henriques que lhe concedeu coutos e honras. Um dos locais mais importantes na época era a biblioteca, onde se guardavam documentos importantes do reino.
O museu da pedra de Alpendorada é muito mais do que se vê. A exposição permanente corresponde a um projeto que visa estender o museu para muitos lugares. Maior, dinâmico e inovador. Daqui do centro do museu da pedra, situado em Alpendorada e Matos, irradiará para outras zonas do Marco de Canaveses, mostrando como a relação com a pedra constitui uma matriz ancestral na região do baixo concelho. Aqui fomos encontrar, expostos, estes dois interessantes relógios de Sol.
Freixo
Paços de Gaiolo
Num Largo em Fandinhães, sobre uma coluna de pedra, um relógio de Sol também em pedra, com numeração romana e gnómon em metal. Não está datado.
Penha Longa
Soalhães
Vila Boa do Bispo
Em cima de um telhado de uma casa particular. É um relógio vertical meridional com gnómon em ferro. O estado da pedra não permite qualquer leitura de numeração ou data.
Vila Boa de Quires
Junto à Igreja Paroquial um relógio equatorial anelar em pedra.