Felgueiras

A primeira referência histórica a Felgueiras data de 959, no testamento de Mumadona Dias, quando é citada para identificar a vila de Moure (Felgueiras): “In Felgaria Rubeans villa de Mauri”. Felgueiras deriva do termo felgaria, que significa terreno coberto de fetos que, quando secos, são avermelhados (rubeans). Havendo quem afirme que o determinativo Rubeans se deve a que o local foi calcinado pelo fogo.

Relógio de Sol vertical meridional em granito, sem gnómon e sem data.

A primitiva igreja paroquial de Penacova foi a Capela de Nossa Senhora da Guia junto às ruínas do Castelo, até ser substituída pela nova Igreja Matriz, no século XVI, uma vez que a antiga era de pequenas dimensões e se encontrava em local de difícil acesso, como se podem atentar pelas palavras do Frei Agostinho quando infere que…

Regilde chamou-se, inicialmente, Cristelo de Miro, depois Miros e Santa Comba e, por fim, Santa Comba de Regilde. O seu topónimo deve provir de colonos (Regildo ou Recilio) que aqui se fixaram após a Reconquista Cristã. Relógio de Sol vertical meridional em granito, com numeração árabe e gnómon em ferro, datado de 1861.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy