Amarante

Tudo indica que Amarante deve a sua origem aos povos primitivos que demandaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora se desconheça com exatidão o nome dos seus fundadores. Há também registos posteriores de povoamento, já na Idade do Bronze e mais tardiamente da civilização Romana, mais dispersa pelo território. Julga-se que o primeiro edifício a ser erguido, nos limites da atual cidade de Amarante, terá sido a Albergaria do Covelo do Tâmega, no séc. XII, por ordem da rainha D. Mafalda, esposa de D. Afonso Henriques. Estas albergarias eram construídas em locais pouco povoados e destinavam-se a albergar os viajantes, especialmente os mais pobres, com dificuldades em encontrar assistência nas suas deslocações pelo território.

Convento de S. Gonçalo. Relógio de Sol em granito, sem gnómon e sem data.

Na margem direita do Tâmega existem umas termas. No seu jardim conhecido como o jardim das Termas fomos encontrar 2 relógios de Sol em granito. Um deles numa fonte encimada pelo dito relógio que não tem gnómon e a data poderá ser 1870. Um outro na parede de uma casa de apoio ao  parque. Também é em pedra, vertical e não tem gnómon nem data.

Vila Meã - Ataíde

Segundo a lenda, a freguesia de S. Pedro de Ataíde foi fundada por Atanagildo, rei dos Godos em 560. Pertenceu ao extinto concelho de Santa Cruz de Riba-Tâmega até 24 de Outubro de 1855, data em que passou a estar ligada administrativamente ao concelho de Amarante. Faz parte, desde a Idade Média, do bispado do Porto. Relógio de Sol vertical meridional em granito, com gnómon em ferro, sem data.

Fregim

Fregim foi uma comenda da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, ou, simplesmente, da Ordem de Malta, como é hoje mais conhecida esta antiquíssima Ordem Religiosa e Militar. Razão pela qual o brasão autárquico ostenta a cruz da Ordem de Malta em chefe. Daqui também a razão pela qual a população de Fregim é conhecida por “Malteses”. foi com este propósito que se criou a Associação Cultural e Desportiva “Os Malteses”.

Relógio de Sol vertical meridional em pedra, com numeração árabe e gnómon em ferro, sem data, numa casa particular.

S. João de Gatão

A Casa de Pascoaes, ou Quinta e Casa de Pascoaes, é uma casa-museu dedicada ao poeta saudosista Teixeira de Pascoaes localizada em S. João de Gatão, a curta distância do centro de Amarante. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977. Nesta casa viveu e escreveu grande parte da sua obra, inspirado na sua envolvente, o poeta Teixeira de Pascoaes e aqui se recolheram, entre muitos outros intelectuais, Miguel de Unamuno, Raul Brandão e António Carneiro, que com o poeta quiseram ter, de perto, uma outra visão do futuro.

Travanca

O pintor Acácio Lino de Magalhães nasceu em 1878, na Casa da Pedreira, em Travanca, e faleceu em 1956. Estudou na Academia Portuense de Belas Artes onde viria a lecionar Desenho Histórico. Pintor ligado ao ensino académico, desenvolveu parte substancial da sua obra, à parte de figuras e cenas de caráter rústico, nas áreas da pintura e história.

Estivemos à porta da Casa Museu Acácio Lino em Travanca. Soubemos pelos vizinhos que só é possível entrar com uma visita em grupo, devidamente organizada e agendada. Assim decidimos mostrar o relógio de Sol horizontal que aí se encontra cuja imagem retirámos da internet.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy