Óbidos é uma das vilas mais pitorescas e bem preservadas de Portugal. Gozando de uma excelente localização junto ao mar e com os braços da Lagoa a chegar ao seu morro, estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pelos inúmeros vestígios arqueológicos identificados no Concelho de Óbidos, desde o Paleolítico Inferior passando pela Pré-história recente até ao período romano.

Curiosos relógios de Sol estes que encontrámos na Vila de Óbidos. O primeiro encontra-se na Casa do Relógio uma casa restaurada a partir de um velho edifício de traça medieval e de um antigo solar do século XVIII, localizados junto ao pórtico da Graça. O seu nome deve-se à existência de um relógio de sol, de pedra, no exterior da residência.
O segundo e o terceiro relógios verticais encontram-se na Casa d’ Óbidos que é uma casa senhorial do século XIX, cuidadosamente restaurada e redecorada.
Temos depois um quarto relógio também vertical, na empena de uma casa particular, quase na cumeeira.
Fomos encontrar na entrada da Porta da Senhora da Graça um pequeno largo chamado Beneficiado Seixas com um relógio de Sol vertical num das paredes.
E por fim, não sabemos o paradeiro deste curioso relógio que encontrámos no Arquivo Municipal do Porto como existindo no Distrito de Leiria, mais propriamente em Óbidos. Nenhuma entidade de Óbidos foi capaz de o identificar.