Se queres aconselhar-te com alguém, pergunta ao Tempo.
Emília Pires

Óbidos é uma das vilas mais pitorescas e bem preservadas de Portugal. Gozando de uma excelente localização junto ao mar e com os braços da Lagoa a chegar ao seu morro, estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pelos inúmeros vestígios arqueológicos identificados no Concelho de Óbidos, desde o Paleolítico Inferior passando pela Pré-história recente até ao período romano.

Curiosos relógios de Sol estes que encontrámos na Vila de Óbidos. O primeiro encontra-se na Casa do Relógio uma casa restaurada a partir de um velho edifício de traça medieval e de um antigo solar do século XVIII, localizados junto ao pórtico da Graça. O seu nome deve-se à existência de um relógio de sol, de pedra, no exterior da residência.
O segundo e o terceiro relógios verticais encontram-se na Casa d’ Óbidos que é uma casa senhorial do século XIX, cuidadosamente restaurada e redecorada.
Temos depois um quarto relógio também vertical, na empena de uma casa particular, quase na cumeeira.
Fomos encontrar n entrada da  Porta da Senhora da Graça um pequeno largo chamado Beneficiado Seixas com um relógio de Sol vertical num das paredes.
E por fim, não sabemos o paradeiro deste curioso relógio que encontrámos no Arquivo Municipal do Porto como existindo no Distrito de Leiria, mais propriamente em Óbidos. Nenhuma entidade de Óbidos foi capaz de o identificar.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy