Vila Franca de Xira
O Convento de Santo António da Castanheira, é um dos nossos maiores tesouros, quer pela sua arquitectura, quer pela sua história. A índole sagrada deste monumento é reforçada por ser a última morada de vários representantes das mais nobres casas do reino, repousando aqui algumas das mais ilustres personagens que fizeram a nossa história, marcando em vida o nosso País como nação, e marcando na sua morte este local como panteão.
Ainda não conseguimos fazer esta visita. Estivemos à porta mas não conseguimos entrar. Está na lista dos lugares a não perder. As fotos foram cedidas pelo museu de alverca a quem agradecemos a colaboração.
Quinta de S. Jorge – Vila Franca de Xira
Mausoléu de José Falcão no cemitério de Vila Franca de Xira
Este relógio de Sol, que já não existe, foi construído e instalado por professores e alunos da EB 2, 3 Aristides Sousa Mendes, na Póvoa de Santa Iria. Fez parte do projeto “Relógio de Sol Uma Relíquia do Tempo” coordenado pelo professor Luís Miguel Nunes, executado pela turma do 9º D no ano letivo de 2001-2002. Deixamos aqui a peça para reforçar a importância do ensino desta matéria nas escolas.
O que resta do V Marco de légua que se encontra em reserva na Quinta dos Bacelos, Vila Franca de Xira.