Sobralinho
Reza a história que o antigo solar do Sobralinho, aldeia que pertencia à freguesia de Alverca, esteve na posse dos Manuéis, condes de Vila-Flor desde 1661. Tendo sido o proprietário original, o primeiro conde, D. Sancho Manuel de Vilhena, membro da Corte que teve um papel importante nas Guerras da Restauração.
O Palácio do Sobralinho foi fundado no século XVII como residência dos Condes de Vila-Flor. O sétimo Conde de Vila-Flor e primeiro Duque da Terceira, proprietário da altura restaurou-o no século XIX. Em 1944 este palácio sofre um terrível incêndio que destruiu todo o imóvel. O imóvel foi adquirido por Ricardo Espirito Santo Silva que o recuperou mantendo a traça e as características originais. Este palácio é agora um museu municipal do concelho de Vila Franca de Xira. Entre as memórias marcantes do palácio, estão as visitas do Duque da Terceira, Estribeiro-mor, que ocupava a sua formosa Quinta do Sobralinho, onde frequentemente hospedava a família Real.
Nas dependências, por detrás do palácio fomos encontrar este relógio datado de 1841, em pedra, com gnómon em ferro e numeração romana.