Rio de Mouro
Na Praça do Relógio em Rio de Mouro ergue-se um enorme relógio de Sol em ferro, da autoria de Victor Manuel de Sampaio e Mello. A peça sugere-nos um mastro e uma vela de um barco, o gnómon. À volta, no chão de calçada portuguesa, está desenhada uma estrela de 8 pontas e nas pontas os pontos cardeais. Não sabemos exactamente a data desta obra mas terá sido na última década do século passado.
Numa casa particular em Rio de Mouro fomos encontrar um relógio de Sol moderno, vertical meridional, em azulejo, com numeração romana e com os símbolos do Zodíaco. O gnómon é em ferro.
Sobre a porta virada a Sul encontra-se um relógio de Sol vertical, meridional, em pedra da região, sem gnómon e sem data. Poderá ser da mesma altura da construção da casa, séc XVIII.
Outrora pertencente a um estribeiro mor do reino, a Casa da Estribeira foi edificada no século XVIII, tendo o seu nome origem no seu primeiro proprietário. Em 1941 foi adquirida pelo avô do atual proprietário que realizou obras de recuperação e restauro, respeitando a arquitetura base e materiais aplicados. Hoje é um encantador espaço e os noivos podem desfrutar de um dia único junto com familiares e amigos!
Em Rio de Mouro Velho, na Quinta da Estransgeira encontra-se, sobre o portão, este bonito relógio de Sol, vertical meridional, em pedra da região, com numeração romana, sem gnómon e sem data.