Massamá e Monte Abraão
Relógio de Sol com mostrador no plano do equador, localizado junto à Igreja da Nossa Senhora da Fé de Monte Abraão. Foi construído em 1988, em betão, sob projeto do gnomonista Victor Manuel de Sampaio e Mello, do Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar. É o primeiro Relógio de Sol em Portugal construído em betão e tem como dimensões 1,50m de altura e 2,60m de comprimento. A face superior do mostrador funciona na Primavera e no Verão e a inferior no Outono e Inverno enquanto que a faixa de espessura indica a hora solar todo o ano.
À Esq. – Na fachada de um prédio em Massamá
À Dir. – Na Igreja de S. Bento em Massamá
Integrada no Parque Salgueiro Maia em Massamá existe a Casa Animada, onde terá sido a antiga sede da Junta de Freguesia. Aí, emparedado numa massa de cimento, fomos encontrar, completamente abandonado, um relógio de Sol da autoria Victor Manuel Sampaio e Melo, um conhecido gnomonista português, fundador do Instituto de Investigação Estudo e Divulgação Do Quadrante Solar, (estudo e divulgação do património cultural gnomónico; promoção do relógio de sol como instrumento lúdico, cultural, decorativo e didático; apoio à construção de relógios de sol; execução de projectos de relógios de sol). É uma peça em mármore com o gnómon em ferro da última década do século passado (1995).
Que os trabalhadores que o emparedaram não soubessem sequer o que era e o deixassem todo sujo de cimento e com os ferros da construção sobre ele, ainda o entendemos. Que as autoridades ignorem completamente a peça que faz parte de um património bem importante, perguntamo-nos, porquê? Se conseguirmos, com esta nossa observação, que deem alguma dignidade à peça, terá valido a pena todo o trabalho.