Almargem do Bispo

A Referência mais antiga do povoado (Almargem do Bispo – sede da Freguesia), de que há conhecimento, é a carta de venda, de Abril de 1203, de uma vinha no lugar do Almargem, por 7 morabitínos, feita por D. Paio Gonçalves, Prior do Mosteiro de S. Vicente; e a doação, em Março de 1264, efectuada ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, “dum herdamento de herdades e viñas e de casaes com seus corraes e montes e fontes e águas, entradas e saídas e pasigos e todos dereitos (…) no termo de sintra em loco que dizem Almargeo”.

Alfouvar de Baixo Lavadouro – Almargem do Bispo – 1831

Olelas – Almargem do Bispo – Casa particular – 1866

Almargem – Casa particular – 1847

Dona Maria – Almargem do Bispo – Casa particular – 1919

Covas de Ferro – Almargem do Bispo – 1901

Este relógio de Sol encontra-se numa casa particular no lugar de Camarões. Não está colocado e está datado de 1866. Originalmente estava no telhado de uma casa por detrás dos barracões mostrados nesta imagem. Essa casa já não existe.

Em 1981 este relógio de Sol encontrava-se no Rancho Folclórico do Sabugo. Entretanto desapareceu e ninguém consegue dizer onde se encontra. Se alguém souber do seu paradeiro ficaríamos muito gratos se nos informassem.

Em Agosto de 1997 foi fotografado, na povoação de Mastrontas, um relógio de Sol, que se encontrava em bom estado de conservação, como se pode ver na imagem da direita.

Voltámos ao local em Setembro de 2025 e o referido relógio já não se encontra lá. A habitação, agora em ruínas pertence à Junta de Freguesia de Almargem que nos informou não ter conhecimento da existência de tal peça. 

Se alguém tiver conhecimento deste relógio de Sol e souber do seu paradeiro, agradecíamos que nos informasse.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy