Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda, situado no local da “Real Barraca” que serviu de residência à família real portuguesa na sequência do terramoto de 1755, foi construído entre 1795 e a década de 30 do século XIX. Foi habitado de forma intermitente até à instalação definitiva do rei D. Luís, altura em que sofreu obras de atualização estética e de carácter funcional, tendo ganho o estatuto de residência régia em 1861. Foi parcialmente transformado em Museu em 1968, sendo também usado para banquetes e cerimónias oficiais, exposições e outros eventos culturais.

No átrio do Palácio podemos ver um relógio de Sol esférico na mão de uma das estátuas  representando a “Diligência”. Pode ser uma peça de aparato, sem rigor gnomónico, mas também pode ser um verdadeiro Relógio de Sol, que permita a colocação de um gnómon respeitando a latitude do local. Para o efeito, a estátua teria de ser colocada noutra posição, uma vez que, no local onde se encontra, está completamente à sombra.

Relógio de Sol vertical meridional

Relógio de Sol vertical ocidental

Relógio de Sol vertical oriental

No Jardim de Inverno do Palácio existe um conjunto de relógios de Sol, um cubo sobre uma coluna em  pedra de lioz, onde estão gravados três relógios verticais – meridional, ocidental e oriental – nas três das faces laterais e um relógio horizontal na face superior. Em todos eles as marcações são em numeração romana e não conservam nenhum dos gnómon. Este conjunto é proveniente de terras anexas ao pátio do Bonfim (Ajuda) e não está datado.  Foi colocado em 1971 na varanda do lado sul do Palácio.

Relógio de Sol horizontal (no topo)

Proprietário: Palácio Nacional da Ajuda
Número de Inventário do Objecto: 4854
Datação: 1778 dC
Título: Relógio de Sol Horizontal Portátil

Dimensões: 1,5 x 5,2 x 5,2 cm. 91 gr
Autoria / Produção: Desconhecido / França
Informação Técnica: Prata, marfim, vidro, metal, papel (?)
Fotógrafo: Luísa Oliveira, 2020
Copyright:© DGPC

Proprietário: Palácio Nacional da Ajuda
Número de Inventário do Objecto: 4857
Datação: Século XIX (1.º quartel)
Dimensões: 1,4 x 4 x 4 cm. 40 gr
Autoria / Produção: Desconhecido / Portugal
Informação Técnica: Ouro, marfim, vidro, algodão (?), papel (?). Ouro cinzelado, marfim gravado e policromado, vidro incolor, papel policromado
Fotógrafo: Luísa Oliveira, 2021
Copyright: © DGPC

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy