Oeiras
O Comandante José Manuel Malhão Pereira, fuzileiro, oficial de marinha, Comandante dos Navios-Escola Sagres e Vega, Doutor em História e Filosofia das Ciências, é um amante da gnomónica, o Sol e o Tempo sempre estiveram no seu quotidiano.
O relógio de Sol Armilar que se exibe nas Instalações da Nato em Oeiras, é uma das suas várias construções.
Este farol deve o seu nome ao facto de estar localizado no Forte de São Lourenço do Bugio, na foz do rio Tejo, que também é conhecido por Forte de São Lourenço da Cabeça Seca ou Torre do Bugio.
Estas imagens foram tiradas da Internet. Se alguém tiver imagens próprias que queira partilhar, agradecemos.
.
.
Relógio de Sol Horizontal em pedra, com gnómon em ferro, sem data.
No Forte de São Julião da Barra, no magnífico terraço sobranceiro ao mar, existe uma peça, em excelente estado de conservação, apesar de estar há meio século ali. Trata-se de um relógio de sol que, além de um quadrante afinado para Lisboa, com respectivo gnómon, tem ainda quadrantes afinados para se poder ler a hora solar verdadeira na Ilha das Flores, nos Açores; em Luanda; Lourenço Marques (Maputo); Goa; Macau e Timor. O quadrante respeitante a Lisboa tem ainda um segundo gnómon, que indica a evolução anual do Zodíaco. Este relógio de sol foi construído pelo General Henrique Pereira do Vale.
O que resta do que foi um relógio horizontal em mármore com numeração romana foi encontrado numa casa particular em Oeiras.
Numa casa particular no Concelho de Oeiras existe um outro relógio de Sol Armilar da autoria do Comandante José Manuel Malhão Pereira.