Museu da Marinha

O Museu de Marinha conta actualmente no seu acervo com mais de 18.000 peças que começaram a ser reunidas ainda durante o século XVIII. Destas, cerca de 2.500 foram selecionadas para figurar na sua exposição permanente, retratando os mais diversos aspetos do passado marítimo português, bem como as diferentes atividades ligadas ao mar.
Neste sentido, a grande aventura dos Descobrimentos, por ter constituído a época áurea das navegações portuguesas, constitui o principal tema da sua exposição permanente, salientando-se a evolução da construção naval portuguesa neste período, através de inúmeros modelos de navios da época, bem como os instrumentos científicos que permitiram essas viagens, entre outros elementos representativos do quotidiano da vida a bordo. Aí fomos fotografar alguns relógios de Sol portáteis que mostramos a seguir.

Bússola seca, com relógio de Sol, em caixa de latão com gravuras a cobre de rosas dos ventos. Fabricado entre 1720 e 1730 por autor desconhecido. 

Relógio de Sol equatorial do Século XVIII assinado Youle – London.

Bússola seca com relógio de Sol. Montado por debaixo de vidro convexo, na sua caixa de madeira. Fabricado em 1824 por Samuel Porter.

Relógio de Sol cúbico, com bússola e fio de prumo, de origem alemã, foi fabricado por David Beringer (1756-1821) no último quartel do século XVIII.

Para além dos relógios acima fotografados por nós, o Museu cedeu-nos amavelmente duas peças que se encontram na reserva:

À esquerda: Díptico assinado M.F.P e datado 1770
Em cima: Relógio equatorial Universal – assinado André Berthet 1774

Agradecemos atenciosamente a colaboração.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy