O Tempo acaba de chegar e já vai embora.
Emília Pires

Ericeira

Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios. Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, “terra de ouriços”, devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias. No entanto, investigações mais recentes apontam o ouriço-cacheiro e não o do mar como inspirador do nome. Com a descoberta de um exemplar do antigo brasão da Vila, hoje no Arquivo-Museu da Misericórdia, confirmou-se que o animal ali desenhado é, de facto, um ouriço-cacheiro. A história da Ericeira remonta, assim, a cerca de 1000 a.C.. O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo então Grão-Mestre da Ordem de Aviz, Dom Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que assim instituiu o Concelho da Ericeira.
A Ericeira é de resto a 1ª reserva mundial de surf da Europa e 2ª do mundo. Esta vila também é boa para os banhistas tendo bastantes hotéis e praias de boa qualidade como a praia dos pescadores, praia do norte e praia de São Lourenço.

A Ericeira é bem conhecida em termos de surf devido ás ondas da zona, que os surfistas dizem ser todas diferentes. Tem praias muito conceituadas para a prática do surf como a Ribeira de ilhas, praia dos coxos, Pedra Branca, Reef entre muitas outras. Também e bastante praticado o kitesurf, windsurf, bodyboard e SUP.

Na Vila Margarida, na Praia do Matadouro fomos encontrar este Relógio de Sol vertical meridional em pedra mármore, com numeração árabe, gnómon em ferro e sem data.

A vila de Ericeira, próxima de Lisboa e pertencente ao concelho de Mafra, era a praia de banhos da família real no século XIX e foi aí que ela embarcou para o exílio em Londres, às 15.00 horas do dia 5 de Outubro de 1910, quando da revolução para a implantação da República.
Foi no chalet da família Ulrich que se instalou o Hotel de Turismo da Ericeira. Anos mais tarde foi feita uma nova construção no mesmo lugar. O Hotel de Turismo da Ericeira pertence actualmente ao grupo Vila Galé. Foi aqui que viemos encontrar o relógio de Sol vertical meridional em pedra mármore, com numeração árabe, gnómon em ferro e sem data, que mostramos ao lado.

Em baixo: Relógio de Sol vertical na Rua do Norte na Ericeira.

Há 400 anos dedicávamo-nos ao vinho e à agricultura. Hoje organizamos eventos e festas e dedicamo-nos ao turismo rural sem esquecer a nossa história. A Quinta dos Leitões é um cenário de excelência para diversos eventos que passam a fazer parte da sua história.
Existe nesta quinta um relógio de Sol vertical meridional, curiosamente muito parecido com o que encontrámos na Capela da Senhora do Ó, aqui bem perto, na Carvoeira.

A Igreja de São Pedro da Ericeira, situada no largo da vila com o mesmo nome, ascendeu a templo principal em 1530, época a que pertence a imagem renascentista de S. Pedro, visível na porta lateral sul. Porém, a edificação está documentada desde 1446, época em que se ergue como uma pequena capela então localizada fora da vila.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy