Palácio Nacional da Ajuda
O Palácio Nacional da Ajuda, situado no local da “Real Barraca” que serviu de residência à família real portuguesa na sequência do terramoto de 1755, foi construído entre 1795 e a década de 30 do século XIX. Foi habitado de forma intermitente até à instalação definitiva do rei D. Luís, altura em que sofreu obras de atualização estética e de carácter funcional, tendo ganho o estatuto de residência régia em 1861. Foi parcialmente transformado em Museu em 1968, sendo também usado para banquetes e cerimónias oficiais, exposições e outros eventos culturais.
No átrio do Palácio podemos ver um relógio de Sol esférico na mão de uma das estátuas representando a “Diligência”. Pode ser uma peça de aparato, sem rigor gnomónico, mas também pode ser um verdadeiro Relógio de Sol, que permita a colocação de um gnómon respeitando a latitude do local. Para o efeito, a estátua teria de ser colocada noutra posição, uma vez que, no local onde se encontra, está completamente à sombra.
No Jardim de Inverno do Palácio existe um conjunto de relógios de Sol, um cubo sobre uma coluna em pedra de lioz, onde estão gravados três relógios verticais – meridional, ocidental e oriental – nas três das faces laterais e um relógio horizontal na face superior. Em todos eles as marcações são em numeração romana e não conservam nenhum dos gnómon. Este conjunto é proveniente de terras anexas ao pátio do Bonfim (Ajuda) e não está datado. Foi colocado em 1971 na varanda do lado sul do Palácio.
Proprietário: Palácio Nacional da Ajuda
Número de Inventário do Objecto: 4854
Datação: 1778 dC
Título: Relógio de Sol Horizontal Portátil
Dimensões: 1,5 x 5,2 x 5,2 cm. 91 gr
Autoria / Produção: Desconhecido / França
Informação Técnica: Prata, marfim, vidro, metal, papel (?)
Fotógrafo: Luísa Oliveira, 2020
Copyright:© DGPC
Proprietário: Palácio Nacional da Ajuda
Número de Inventário do Objecto: 4857
Datação: Século XIX (1.º quartel)
Dimensões: 1,4 x 4 x 4 cm. 40 gr
Autoria / Produção: Desconhecido / Portugal
Informação Técnica: Ouro, marfim, vidro, algodão (?), papel (?). Ouro cinzelado, marfim gravado e policromado, vidro incolor, papel policromado
Fotógrafo: Luísa Oliveira, 2021
Copyright: © DGPC