Fornos de Algodres

O concelho de Fornos de Algodres recebeu o primeiro foral de D. Sancho I, no ano de 1200, exercendo a sua esfera de influência e supremacia sobre os restantes concelhos durante vários anos. A 6 de março de 1311 viria a receber novo foral de D. Dinis e, posteriormente, em 20 de maio de 1541 de D. Manuel I, sendo estes forais igualmente concedidos a Fornos.

Em Juncais, grande relógio de Sol horizontal feito em pedra de calçada preta e branca, com o gnómon em ferro e numeração romana.

Sobre a ombreira de uma porta, relógio de Sol em pedra, com numeração romana e gnómon em metal. Não tem data.

O primeiro documento histórico que temos, em que se menciona Figueiró, data de 1146 e trata-se de uma carta em que o nosso primeiro rei, Afonso Henriques, vende – a um tal Egas Gonçalves – a herdade que possuía na “villa Figueroa”. Mas não se pense que herdade, aqui, representa apenas uma parte do que são os limites da actual freguesia. Pelo contrário, os limites afirmados na carta – com Algodres, Fornos, Linhares, Celorico e Belcaide – parecem pressupor os actuais e, aliás, o mesmo confirmam outros documentos da época. Isto faz com que os limites de Figueiró estejam praticamente inalterados há, pelo menos, 872 anos.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy