Qual é o teu Tempo? Passado, tempo da vida que passou? Futuro, ir a correr para lá chegar? O Momento é o único Tempo que existe. Vive-o.
Emília Pires

Estói

Aqui, na fachada na casa principal da Quinta da Carreira encontra-se o segundo mais antigo relógio de que temos conhecimento em Portugal. Um relógio de Sol vertical meridional, com numeração árabe e gnómon em ferro, datado de 1566.

Sé Catedral de Faro - Igreja de Santa Maria

Embora não existam provas documentais, é provável que a Igreja de Santa Maria de Faro – Sé Catedral de Faro – consagrada ao culto mariano e edificada a partir de 1251, dois anos após a reconquista da povoação, por ordem do Arcebispo de Braga, D. João Viegas – tenha sido construída sobre os vestígios de uma antiga basílica paleocristã que entretanto fora convertida em mesquita. Conserva alguns elementos arquitetónicos desse edifício original dos séculos XIII/XIV, como a torre sineira e duas capelas do cruzeiro. Em 1271, o templo foi entregue à Ordem de São Tiago como recompensa pelos serviços prestados na tomada da povoação. Foi elevada a Sé no século XIV, época em que sofreu algumas ampliações, durante o reinado de D. Dinis.

Num dos contrafortes da Capela do Senhor Jesus reparada em 1728, pode ver-se um relógio de Sol vertical meridional, com numeração romana e gnómon em ferro, que aí foi esculpido em 1729.

Santa Bárbara de Nexe

No lado Sul da torre da Igreja de Santa Bárbara de Nexe encontra-se um relógio de Sol vertical meridional em pedra, com numeração romana e gnómom em ferro.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy