Portel

Historicamente, o Concelho de Portel tem origem em meados do século XIII, quando, a partir de 1257, D. João Peres de Aboim, que viria também a ser conhecido por D. João de Portel, entra na posse de uma extensa área, destacada do Concelho de Évora. Este vasto território passou então a formar o termo do Concelho de Portel, vila a que é outorgado foral em 1262. Já bastante mais tarde, em meados do século XIX, foi anexada ao município uma nova área, a do então extinto Concelho de Oriola.

A povoação de S. Bartolomeu do Outeiro, foi também conhecida por Oriola de Cima já que, até 1836, pertenceu ao termo da antiga Vila de Oriola. A Igreja Paroquial, de origem medieval e de orago a S. Bartolomeu do Outeiro está edificada “numa mamôa elevada, roqueira, que domina a povoação”, e foi remodelada depois de 1534. Curiosa é a imagem do Santo Padroeiro “S. Bartolomeu -escultura de mármore, datável dos finais do Séc. XV” que tem preso o “diabo”.

Não sabemos se é por ignorância ou por qualquer outra razão que nos ultrapassa que caiam os relógios de Sol. Mais um que nos aparece caiado.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy