Portel
Historicamente, o Concelho de Portel tem origem em meados do século XIII, quando, a partir de 1257, D. João Peres de Aboim, que viria também a ser conhecido por D. João de Portel, entra na posse de uma extensa área, destacada do Concelho de Évora. Este vasto território passou então a formar o termo do Concelho de Portel, vila a que é outorgado foral em 1262. Já bastante mais tarde, em meados do século XIX, foi anexada ao município uma nova área, a do então extinto Concelho de Oriola.
A povoação de S. Bartolomeu do Outeiro, foi também conhecida por Oriola de Cima já que, até 1836, pertenceu ao termo da antiga Vila de Oriola. A Igreja Paroquial, de origem medieval e de orago a S. Bartolomeu do Outeiro está edificada “numa mamôa elevada, roqueira, que domina a povoação”, e foi remodelada depois de 1534. Curiosa é a imagem do Santo Padroeiro “S. Bartolomeu -escultura de mármore, datável dos finais do Séc. XV” que tem preso o “diabo”.
Não sabemos se é por ignorância ou por qualquer outra razão que nos ultrapassa que caiam os relógios de Sol. Mais um que nos aparece caiado.