O Tempo funciona a um ritmo perfeito, ao compasso de todo o Universo.
Emília Pires

Montemor-o-Novo

O Castelo de Montemor-o-Novo é, na verdade, o original recinto da primitiva vila e urbe de Montemor. Segundo consta, terá sido conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques pouco depois de 1166. O seu filho, D. Sancho I, concedeu-lhe o primeiro foral em Março de 1203, tendo a sua muralha sido reconstruída no reinado de D. Dinis. Nos séculos XIII e XIV, a vila intra-muros atingiu grande importância, nomeadamente ao nível económico, demográfico e religioso. Nesta altura, eram administradas quatro freguesias urbanas, todas elas com sede no interior do Castelo: Santa Maria do Bispo, Santa Maria da Vila, São João e São Tiago.

Subida ao castelo para fotografar o relógio que se encontra mesmo lá no alto. Relógio de Sol horizontal em pedra mármore, com numeração romana e gnómon em ferro, datado de 1867.

Convento de S. Domingos

Fundado em 1559 por iniciativa de Manuel Fragoso e Beatriz de Negreiros, o Convento dos Dominicanos de Montemor-o-Novo “(…) teve a sua origem numa capelinha gótica (…) dedicada a Santo António que vinha, em fundamentos, de fins do século XIII (…)” (ESPANCA, 1975). Depois de dada a autorização para a sua instituição, assinada pelo Cardeal D. Henrique, iniciou-se a edificação do templo em 1561 e alguns anos mais tarde, em 1565, a comunidade dominicana começava a construir o edifício conventual.

Quando da nossa visita encontrámos o relógio da esquerda. A foto do relógio da direita foi-nos enviada por Karlheinz autor do livro “Die antiken Sonnenuhren Griechenlands“, “Relógios de Sol da Grécia Antiga” quem agradecemos reconhecidamente a participação.

Na Ermida de S. Gens existiu um relógio de Sol vertical meridional em mármore branco, com numeração romana e gnómon em ferro, datado de 1725, que se encontra desaparecido. 

Foi publicada no dia 7 de Janeiro de 2015 a portaria que estabelece a classificação da Ermida de Nossa Senhora da Represa como Imóvel de Interesse Público, bem como a fixação da Zona Especial de Protecção ao monumento.  Esta ermida construída no século XVI,  situa-se na Herdade da Represa, na União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras. O seu interior encontra-se revestido com azulejos  do século XVII, articulados com talha dourada nos altares. Os alçados laterais do coro baixo encontram-se revestidos com pintura mural setecentista narrando cenas da vida quotidiana rural.

O relógio de Sol da imagem ao lado encontra-se incorporado nas reservas arqueológicas municipais. Esta peça veio do Castelo de Montemor-o-Novo.



Todas as imagens dos relógios incluídos nesta página, foram cedidas pelo Município de Montemor-o-Novo a quem agradecemos reconhecidamente a colaboração.

U.F. Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e SilveirasTemos conhecimento da existência de um relógio de Sol privado em S. Mateus, que não conseguimos fotografar. Se alguém tiver conhecimento deste relógio, agradecíamos que nos informasse.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy