Alandroal
O Alandroal foi fundado em 1298 por D. Lourenço Afonso, Mestre de Avis, e, em 1486, recebeu foral. Nas terras deste concelho crescem aloendros, ou alandros, cuja madeira é usada no artesanato local, e daí a origem do topónimo.
Santiago Maior é uma freguesia do concelho do Alandroal, distrito de Évora e região do Alentejo. Desta freguesia fazem parte várias povoações, a Aldeia dos Marmelos, a Aldeia das Pias, a Aldeia da Venda, Orvalhos, Cabeça de Carneiro, Seixo e Casas Novas de Mares. Para conhecer bem esta freguesia, que se dispersa em vários pequenos aglomerados, não há nada melhor que o Percurso da Pedra Alçada. Este percurso leva-nos numa viagem até à pré-história e pelo património arquitetónico e cultural do concelho.
Na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Santiago Maior fomos encontrar um relógio de Sol vertical em mármore, com numeração árabe e gnómon em ferro, sem data.
Estas duas imagens foram tiradas do blog “O Melhor Alentejo do Mundo”. Não conseguimos saber onde se encontram estes Relógios de Sol. Foi-nos dito que estariam no Concelho do Alandroal por isso as mostramos aqui. Se alguém tiver conhecimento delas agradecíamos que nos informasse.