Ao descobrir artefactos do passado interpretamos o presente.

As Jornadas Europeias do Património que tiveram lugar nos dias 22, 23 e 24 de Setembro de 2003, em todo o país, com numerosas actividades, proporcionaram ao site www.relogiosdesol.pt a oportunidade de participar no primeiro evento à volta dos relógios de Sol.
A Organização Pulsares do Sul Turismo Criativo, Cultural e de Natureza, Lda. teve conhecimento do nosso site e dos cerca de 600 relógios de Sol que ele já inclui e convidou-nos a fazer parte de um passeio de bicicleta pelo património gnomónico de Lisboa.

Visitámos vários relógios de Sol num percurso de cerca de 15 km de bicicleta. Houve o maior interesse dos participante em perceber como se leem as horas nos relógios de Sol, quem foram os seus construtores e em que datas, quais os diferentes tipos destas peças, entre outras questões que foram levantadas. 

Deixamos abaixo algumas fotos que ilustram esta interessante actividade que começou na Igreja de S. João Baptista no Lumiar e terminou no Hospital dos Capuchos no Campo dos Mártires da Pátria. Ficou a promessa de serem organizadas mais destas saídas para conhecermos todos os cerca de 40 relógios de Sol que sabemos existir em Lisboa.

No Hospital dos Capuchos em Lisboa, encontra-se um dos mais antigos relógios de Sol que conhecemos em Portugal. O relógio é em pedra e tem três quadrantes: um vertical, meridional, sem declinação, um equatorial, setentrional e um horizontal. Os gnómon também em pedra encontram-se em perfeito estado bem como as marcações horárias que são bem visíveis. Está assinado “FLP 1586” que serão o nome do autor e o ano de fabrico.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy