Seixal
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1728, veio substituir a antiga ermida com a mesma invocação, que se localizava a poucos metros, e já não comportava a crescente população do Seixal. Em 1734, foi instituída a Paróquia do Seixal. Por ocasião do terramoto de 1 de novembro de 1755, o templo sofreu grandes estragos. As obras de reparação foram morosas, tendo sido apenas concluídas em 1762.
Relógio de Sol em pedra, vertical meridional, com numeração romana, gnómon em ferro e sem data.
A Igreja Matriz de Arrentela, localizada na cidade de Arrentela, Seixal, e dedicada a Nossa Senhora da Consolação, remonta aos finais do século XV ou princípios do século XVI. Na parede Sul encontra-se um Relógio de Sol vertical meridional, em pedra, com numeração árabe, sem gnómon e sem data.
A Quinta da Fidalga, cuja fundação remonta ao século XV, constitui um dos exemplos mais antigos e melhor preservados das quintas agrícolas e de recreio outrora existentes na região. Nos séculos XVII e XVIII está documentada a ligação à família Gama Lobo, da qual vários membros se destacaram no serviço régio, sobretudo enquanto secretários do Conselho da Fazenda.
Ainda no século XVIII destacava-se já pelos seus excelentes pomares de citrinos, ruas cobertas de árvores silvestres e parreiras em latadas. Dois poços equipados com noras forneciam água para a rega e para alimentar três fontes de embrechados. Distingue-se também pelo lago de maré, que constitui um monumento raro ou quase único na arquitetura hidráulica portuguesa.
Possui ainda uma capela que foi integrada no palacete em meados do século XX em substituição de outra mais antiga. As paredes interiores estão revestidas de azulejos do século XVIII e de reproduções também deste período.
Subindo as escadas para um pequeno pátio elevado donde se avista todo o jardim, encontra-se um relógio de Sol horizontal, com numeração romana, sem gnómon e sem data.