Santiago do Cacém
A Igreja Matriz de Santiago do Cacém, anexa ao castelo, também referida como Igreja Paroquial de Santiago do Cacém ou Igreja de São Tiago, foi construída em meados do século XIII, substituindo um primitivo templo localizado junto ao espaço da alcáçova, onde anteriormente estivera a mesquita árabe.
Entre 1310 e 1336 Santiago do Cacém pertenceu à princesa bizantina D. Vetácia Lascaris, regressando neste último ano, pela terceira e derradeira vez, à posse da Ordem de Santiago. Durante o período de governação da referida princesa a Igreja Matriz recebeu a sua primeira campanha de obras de beneficiação, facto que só se voltaria a repetir duzentos anos depois, em 1530, por iniciativa do comendador Alonso Peres Pantoja.
No alçado sul da Igreja Matriz evidencia-se a Porta do Sol que é um dos “ex-libris” de Santiago do Cacém. Trata-se de um largo portal gótico, construído em finais do século XIII ou inícios do seguinte. Localizado numa reentrância da fachada entre as antigas capelas laterais de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Estevão (atual Capela do Santíssimo Sacramento), este portal deve o seu nome provavelmente devido aos dois relógios de sol que o ladeiam. Um dos aspetos mais importantes do portal é a riqueza decorativa dos seus capitéis, conjugando elementos vegetalistas, principalmente folhas de videira, com a representação de vários animais – pássaros, pavões, um leão, um boi, etc… – remetendo quer para a simbologia cristã quer para o imaginário medieval.
Alvalade do Sado
A fundação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no séc. XVI, remete para alguns factos da história da cidade de Alvalade do Sado.
O local estava incluído no perímetro da Judiaria Grande de Lisboa, extinta com a expulsão dos judeus por D. Manuel em 1496. Em 1502, D. Manuel doa o lugar à Ordem de Cristo, onde no sítio da sinagoga se constrói um templo consagrado a Nossa Senhora da Conceição.
Era então também a Igreja da Misericórdia, instituída por D. Leonor, irmã de D. Manuel. Muito próximo ficava a Casa da Misericórdia, com hospital, recolhimento de órfãos, cartório, casa do despacho, oficina e pátios. Em 1568, D. Sebastião cria a paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
O relógio de sol seiscentista, aparentemente em pedra de Trigaches, na torre sineira da igreja matriz, exemplar único no concelho e considerado um dos melhores do Alentejo é um dos grandes motivos de interesse do centro histórico de Alvalade.