Montijo
Instalado numa quinta agrícola, o Museu Agrícola da Atalaia localiza-se no perímetro urbano da Atalaia, junto à escadaria do Santuário. Constitui uma importante unidade museológica do concelho do Montijo, que contempla a vertente rural. Este espaço é um local repleto de memórias e vivências de outros tempos.
A exposição permanente retrata a vida rural do concelho, através de um valioso conjunto de alfaias e utensílios que constituem o seu espólio, e que avivam as lembranças dos mais velhos e aguçam a curiosidade dos mais novos.
Vestígios da construção primitiva que fazem remontar a origem desta propriedade agrícola ao século XVIII. Pertenceu à família Santos Fernandes. Em 1997 a Quinta Nova da Atalaia foi doada à Câmara Municipal de Montijo. Hoje alberga o primeiro núcleo museológico dedicado à temática agrícola do concelho – o Museu Agrícola. Explorando a componente pedagógica, a Quinta conserva alfaias e equipamentos característicos da casa agrícola de outrora, nomeadamente: lagar, adega, charrua, alambique, integrados no contexto rural que uma horta e um pomar avivam. Do lagar, ao pomar, da adega à horta, muito terá para aprender ou relembrar.