Condeixa-a-Nova
Pensa-se que a ocupação da actual freguesia de Sebal remonta ao período da civilização romana, tendo sido encontrados na sua área vários vestígios daquela época, nomeadamente uma construção acastelada que teria a função de vigia e várias moedas. Em 1149 surge a primeira referência a Sebal, sendo em 1240 já referida como paróquia.
Relógio de Sol vertical declinante com gnómon em ferro, sem data e numeração árabe.
No Museu Monográfico de Conimbriga em Condeixa a Nova encontrámos uma interessante placa em Terracota. O Catálogo do Museu diz o seguinte sobre esta peça:
19.32
IMITAÇÃO DE RELÓGIO DE SOL (?)
Argila
Inv. 67.455
Diâm. 230 x 225 mm. Esp 40 mm
Esc. Luso-Franc. [67.R2(5)]
Ferreira e Pessoa 2015
Disco plano, dividido ao meio por uma linha horizontal, sendo o espaço superior marcado por duas séries de quatro arcos separados por uma linha horizontal, e o inferior preenchido por um quadrante solar onde estão representadas as horas e o solstício de Inverno.
Ainda sobre esta peça, Guilherme Cardoso diz-nos o seguinte:
Uma pequena placa de terracota descoberta em Conímbriga é, possivelmente, uma imitação de relógio de Sol. A peça apresenta um desenho esgrafitado que, nos nove segmentos de recta do meio campo inferior, se assemelha, de facto, a um relógio de Sol; só que, estranhamente, todas as linhas horárias partem da meridiana, formando uma espinha, quando na prática, elas deveriam convergir todas para um eixo central.