Coimbra
Sentindo a necessidade de dar carácter mais amplo e perdurável à obra de instrução levada a cabo, João de Deus Ramos funda em Coimbra, corria o ano de 1911, o primeiro Jardim-Escola João de Deus. E esse exemplo frutificou. Até 1953, data do seu falecimento, João de Deus Ramos criou 11 Jardins-Escolas.
Foi aqui que fomos encontrar um relógio de Sol equatorial esférico, em pedra de considerável dimensão.
Ainda em Coimbra, na Freguesia de Santa Clara, na Escola Inês de Castro, podemos observar 3 bonitos relógios de Sol construídos pelos alunos sob a orientação do Professor Manuel Carriço.,
Criada em 1854, e contrariando as leis da natureza, a Freguesia de Santo António dos Olivais já nasceu crescida. Considerada desde logo como sendo a maior de Coimbra e uma das maiores de Portugal, tem atualmente mais de 41 mil habitantes. Nesta freguesia fomos encontrar os dois relógios de Sol que mostramos abaixo.
Em cima, relógio de Sol vertical declinante duplo, com numeração romana e gnómon em ferro, numa casa particular. Tem uma inscrição em latim “Dies Nostre Sigvt Vmbra” que quer dizer: O nosso dia segue a sombra.
Em baixo relógio de Sol vertical meridional, com numeração árabe e gnómon em ferro, na Escola EB 2,3 Martim de Freitas.

Numa casa particular em Ceira, relógio de Sol vertical meridional, com numeração romana e gnómon em metal. Não está datado.

Em Folques, no Concelho de Arganil, existe um relógio de Sol que não nos foi possível fotografar por ser privado. Se alguém conhecer e nos arranjar forma de o fotografar, ficaremos muito gratos.