Hey! I am first heading line feel free to change me

Ó Tempo, por favor, para de correr. Tudo bem, faço-te a vontade. Por quanto tempo?
Emília Pires

Castelo de Paiva

Primitivamente, o Concelho era designado pela palavra «Paiva» e só há cerca de um século passou a designar-se «Castelo de Paiva», visto que, sendo a acta mais antiga – existente hoje no Arquivo da Câmara – de 1850, é na do dia 4 de Março de 1852 que aparece o nome de «Castelo de Paiva» para designar o Concelho. Até então encontrava-se sempre «Concelho de Paiva». Paiva» é nome muito antigo, pois já se lê num documento do ano de 883 para designar o rio Paiva

Na Freguesia de Bairros, no lugar de Bointes encontrámos uma pequena casa à beira da estrada com um relógio de Sol moderno, em pedra, com numeração romana e o gnomon em ferro. Tem gravados os números 95 -4. Pensamos ser a data de Abril de 1995.

Ainda na Freguesia de Bairros, na capela da Quinta da Fisga também existe um relógio de Sol vertical, em granito, com o gnómon em metal. Não sabemos se está datado. A fotografia foi feita à distância porque a quinta está fechada.

Freguesia de Paraíso – Aldeia da Guirela – Rua do Relógio.

No alto da aldeia da Guirela encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Livração que tem, sobre o telhado, no lado direito um relógio de Sol vertical, meridional, com numeração árabe, datado de 1827. Foi-nos dito que este relógio se encontrava numa casa velha da Rua do Relógio.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy