Tábua
É notável o passado que a História nos reservou. Vestígios diversos de peças de cerâmica e inscrições românicas, bem como o legado de pontes e vias construídas e utilizadas pela referida civilização romana nos atestam esse mesmo facto. Todavia, sobre Tábua, bem como todo o Município, não restam muitos documentos escritos anteriores ao século XII que melhor possam elucidar este nosso passado, já que apenas a freguesia de Midões apresenta documentos escritos anteriores à Nacionalidade, embora muito escassos.
Uma curiosidade sobre esta terra: Foi aqui que nasceu João Vítor da Silva Brandão (Midões, Tábua, 1 de Março de 1825 — Bié, Angola, 1880) foi um salteador português que ficou conhecido como O terror das Beiras. Foi acusado de inúmeros assaltos por toda a região das Beiras, embora muitas vezes sem provas.
Quando entrámos na vila indicaram-nos logo a Quinta da D. Ana como o lugar onde havia um relógio de Sol. E lá estava, em pedra, vertical meridional, com gnómon em ferro e numeração árabe. Não está datado.