Pero Pinheiro
Relógio de Sol vertical meridional em pedra da região, datado de 1892, com gnómon em ferro e numeração árabe, na Taberna Casais – Rua Capitão A-dos-Santos – Morelena.
Relógio de Sol vertical meridional em pedra, datado de 1848, sem gnómon, com numeração árabe, na Rua do Condado, em Morelena.
Bonito relógio de Sol vertical meridional em pedra, datado de 1838, com gnómon em ferro e numeração árabe, no Casal do Urmal em Pero Pinheiro.
Relógio de Sol vertical meridional em pedra, datado de 1838, com gnómon em ferro e numeração árabe, na Rua da Carrasqueira, No. 1, em Pero Pinheiro de Baixo.
Foi com muita satisfação que avistámos a silhueta de mais um relógio de Sol. Qual não foi o nosso espanto ao encontrar bocados de cimento e pedras. O relógio foi roubado há muitos anos disse-nos um idoso que por ali passava. Ninguém da zona tinha conhecimento do relógio. Pelos contornos poderá tratar-se de uma peça semelhante às que acabámos de mostrar nesta página, ou não! Fica a curiosidade.
Foi também em Morelena, um lugar de Pero Pinheiro, que fomos encontrar Paulo Silva, um apaixonado por relógios de Sol. Teve o seu primeiro conhecimento com estes objectos quando andava na Escola B 2.3 Dr. Rui Gracio em Montelavar onde juntamente com o professor de matemática os alunos construíram o relógio de Sol abaixo. Depois interessou-se pelo assunto e começou a construir relógios de Sol.
Numa casa particular da Estrada da Granja do Marquês, um relógio de Sol vertical meridional em pedra da região, com numeração romana, sem gnómon e sem data.