Ventosa - Bonabal
No cruzamento da estrada que dá acesso ao centro do lugar do Bonabal, da freguesia da Ventosa, encontra-se um relógio de Sol construído em 1992, feito numa mó de moinho, esta estrada foi posteriormente chamada Rua do Relógio de Sol. A mó tem 1,2 m de diâmetro e foi alisada numa das faces onde foi gravado o relógio de Sol para trabalhar na vertical. Está em perfeito estado de conservação, bem orientado e a trabalhar bem.
Este relógio de Sol encontra-se no quintal da professora Elvira Sardinha. É um relógio horizontal provavelmente do sec. XIX, em pedra lioz, calcário, sem gnómon, com numeração romana, não está datado e estava no chão, não instalado.
Relógio vertical em pedra calcária, de formato muito invulgar. Na base da taça está gravado o nome Catarina, neta do construtor Sr. Joaquim Carimbo. O gnómon é em bronze e a data 1989.
Na casa do Mogo de Baixo encontrámos um relógio de Sol que não está colocado. É em pedra mármore tem o gnómon em bronze e a numeração é árabe. Está datado de 1812.