Arruda dos Vinhos Vila e sede de concelho, é centro de uma importante região vinícola do Oeste português, a uma curta distância de 36 quilómetros da cidade de Lisboa. Não sendo certa a origem da povoação, tem-se registo de eventos aqui ocorridos à data da fundação do nosso país, por conquista aos mouros, tendo, no rescaldo, sido aqui alicerçada uma extensão da Ordem de Santiago.
Cardosas é uma Freguesia do concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa. O topónimo “Cardosas” deriva do latim “cardosus” que significa “terreno onde abundam cardos”.
No século XVIII, Cardosas era um curato apresentado anualmente ao povo, em Domingo de Páscoa. O cura vencia uma côngrua de sessenta e dois alqueires de azeite, uma pipa de vinho em mosto, dois cântaros de azeite e sete mil réis em dinheiro.
No terramoto de 1 de Novembro de 1755, consta que Cardosas fora o lugar menos afetado do distrito de Lisboa, tendo apenas abanado algumas telhas da igreja, caído alguns tijolos do Cruzeiro e ocorrido rachas na Torre do Sino e na Sacristia.