Funcionando sobre círculos de pedra, moinhos como o que encontrámos na Serra do Anjo da guarda, eram rotativos, permitindo girar ao sabor das melhores correntes de vento. Tornaram-se fundamentais para a economia da altura, uma vez que o pão e a broa caseiros eram o sustento das gentes locais.
Esta capela prima pelas inúmeras peregrinações não só em honra de Nossa Senhora do Pranto, mas por ser ponto de passagem de peregrinos (Caminho de Santiago e Caminhos de Fátima).
O frontispício da Capela é quase totalmente fechado por um alpendre e é encimado pela cruz latina. Do lado direito encontra-se um antigo relógio de sol “vertical”.
O Paço dos Jesuítas em Santiago da Guarda, Ansião, de fundação provável por volta do ano 1578 encontra-se completamente em ruínas e cheio de silvas o que tornou impossível fotografar o relógio. Mostramos as fotos do mosteiro e da implantação do relógio. Quanto à foto do relógio propriamente dito foi-nos amavelmente cedida por Nuno António de Jesus que o terá conseguido fotografar uns tempos atrás. É um interessante relógio “horizontal” onde as horas eram vista de cima.