Penafiel
Antes de adquirir a atual designação, Penafiel era conhecido pelo topónimo de Arrifana do Sousa. Adquiriu o estatuto de cidade em 1770 com o rei D. José I. No mesmo ano, foi elevada a sede episcopal, tendo sido escolhida para catedral a Igreja da Misericórdia. No reinado de D. Maria I a diocese foi abolida, sendo reintegrada no Porto.

Na parte de trás da Igreja da Misericórdia de Penafiel, existe um relógio de Sol vertical meridional gravado numa placa de xisto. Tem numeração árabe e gnómon em ferro e não está datado.

No Jardim da República, também conhecido por Jardim dos Namorados existe o que resta de um relógio de Sol horizontal em granito. O estado de deterioração da pedra não deixa ver as gravações à excepção de algumas marcas horárias.

Relógio de Sol vertical meridional gravado na pedra do muro, já bastante apagado pelo tempo.

Junto Igreja de Nossa Senhora da Saúde um relógio de Sol equatorial anelar em granito.

Em Guilhufe, na Capela de Nossa Senhora do Monte um relógio de Sol em granito, vertical, com numeração árabe e algumas inscrições que já se percebem muito mal.

No lado virado a Sul da Igreja Paroquial de Marecos, existe um relógio de Sol vertical declinante duplo em granito. As inscrições já estão bastante apagadas.

S. Pedro da Croca – Igreja Paroquial – Relógio de Sol vertical meridional em granito com gnómon em ferro.

Em Casais Novos encontrámos uma quinta que deve ter sido belíssima porém, neste momento, está com um aspecto de completo abandono. Através do portão conseguimos ver um grande boneco em granito segurando um relógio de Sol, quase totalmente coberto de folhagem. Fica aqui registado como curiosidade.

Na Igreja de S. Martinho de Recessinhos, no cunhal virado a Sul, um curioso relógio de Sol em granito, vertical meridional, com numeração árabe e gnómon em ferro.

No Mosteiro do Bustelo, no telhado norte do claustro, virado a Sul, encontra um curioso e bonito relógio de Sol em granito, vertical meridional, com numeração árabe e gnómon em ferro, feito num bloco de granito ligeiramente curvo. Não está datado.

Para além destes relógios que fotografámos no Concelho de Penafiel, temos conhecimento de outros que não nos foi possível fotografar nas freguesias de:
Abragão, Bustelo, Irivo, Urrô e Valpedre – Mesão Frio. Se alguém tiver conhecimento da existência de relógios de Sol nestas freguesias e quiser colaborar na recolha deste património tão importante, ficamos desde já muito gratos.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy