Paredes

Testemunhos arqueológicos demonstram que há mais de 5000 anos o Homem escolheu o território do actual concelho de Paredes, para viver e morrer.
A sedentarização de povos nesta zona perdurou e foram deixando vestígios das suas aldeias e dos seus utensílios. No caso dos Romanos, chegaram à Península Ibérica durante o século II a. C. e o seu interesse na expansão do Império e a busca de riqueza conduziram-nos às jazidas auríferas de Castromil e das Banjas (Sobreira), onde a intensiva exploração do ouro ficou visível nos numerosos poços, galerias e cortas.

Nesta casa senhorial em Casconha fomos encontrar um relógio em pedra, vertical meridional, com numeração árabe e gnómon em ferro, datado de 1825.

Estivemos em Mouriz, mais precisamente na Rua da Mogueira, 146, o endereço que tínhamos, para fotografar o relógio de Sol à esquerda. O lugar encontra-se em obras e não há vestígios do referido relógio. Falámos com várias pessoas e ninguém alguma vez ouviu falar de tal peça. Deixamos aqui a fotografia e o pedido de que se alguém souber da existência deste relógio de Sol e onde se encontra e quiser colaborar para mostrar este património tão rico, entre em contacto connosco. Muito gratos desde já. 

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy