Bairro Alto
Foi no ano de 1513, com o rei D.Manuel I, que nasceu aquilo que viria a ser conhecido hoje como Bairro Alto. Uma incrível vista sobre o Rio Tejo, as fachadas tipicamente
portuguesas e as ruas cheias de vida, fazem deste nosso recanto, um autêntico oásis de gastronomia e vivências. O Bairro Alto teve a sua origem quando o rei D. Manuel I autorizou a urbanização da Vila Nova de Andrade, na parte ocidental da cidade, fora das muralhas medievais. Os seus primeiros habitantes eram pessoas relacionadas com profissões marítimas, na sua maioria trabalhadores na Ribeira das Naus, na época dos Descobrimentos. Com a instalação dos jesuítas, deu-se também a construção da igreja de S. Roque, que a partir de 1553, teve um papel de extrema importância na atração da nobreza. Foi aqui que vimos nascer a designação de Bairro Alto de S. Roque. Daqui em diante, este bairro adquiriu um ambiente popular e aristocrata, que se mantém até aos dias de hoje e é notado no património arquitetónico, através das casas simples, construídas lado a lado com palácios dos séculos XVII e XVIII.
Numa casa senhorial no Bairro Alto encontrámos este bonito relógio vertical, meridional, bem conservado, com numeração romana e gnómon em bronze, datado de 1851.