Século XX
Da sua colecção, a Fundação Medeiros e Almeida facultou-nos a foto deste belíssimo relógio de Sol portátil do século XX. Muito gratos pela colaboração e enriquecimento deste trabalho.
Relógio de bolso oval em ouro. Numa das faces mostrador de esmalte branco com numeração árabe e ponteiros de aço azulado. No verso, relógio de sol, com gnómon retráctil, de numeração árabe e mostrador subsidiário com pequena bússola. Cartier (fundada em 1847) Paris, primeira metade séc. XX. Ouro, esmalte, aço e vidro.
Col. Fundação Medeiros e Almeida, Inv. nº FMA 7835
A DGPC – Direcção Geral do Património Cultural, a quem estamos muito gratos pela colaboração, cedeu-nos gentilmente esta foto, do seu acervo de relógios de Sol portáteis:
Instituição / Proprietário: Museu Nacional de Etnologia
Número de Inventário do Objecto: AR.341
Denominação / Título: Bússola e relógio de sol de pastor
Datação: 1963 dC
Autoria / Produção: Portugal, Elvas, Santa Eulália
Informação Técnica: Madeira
Fotógrafo: Luísa Oliveira, 2010
Copyright: © DGPC
Este é um relógio de Sol portátil artesanal do século XX, que pertenceu ao Capitão-de-mar-e-guerra António Luciano Estácio dos Reis. É uma pequena peça que nos parece de pedra polida ou de uma madeira africana muito dura. Tem duas faces: a da esquerda mostrando um relógio de Sol horizontal e a da direita um relógio de Sol vertical. Encontra-se nas reservas do Museu da Marinha.