Freixieiro de Soutelo
Como se observa, o próprio nome ou topónimo, Freixieiro de Soutelo, encerra aspectos da natureza fazendo juz à já citada arborização, muito mais abundante no passado mas ainda presente nos tempos que correm. Freixieiro, uma espécie arbórea que deriva de freixo, árvore grande, silvestre, da família das oleáceas e Soutelo que está relacionada com “souto”, do latim saltu, significa “terreno povoado de castanheiros”, “bosque de castanheiros”.
Tendo, como se sabe, por Orago ou Padroeiro, S. Martinho, comemorado no dia 11 de Novembro, onde a tradição do Magusto tem na castanha o mais importante personagem desta cultura gastronómica, parece-nos neste caso, que o topónimo soutelo, se justifica ainda mais na Freguesia de Freixieiro de Soutelo.
Implantado no Cruzeiro existente no denominado Largo do Cruzeiro, no entroncamento da Estrada da Sra. da Cabeça com a Rua do Cruzeiro, noutros tempos teve serventia importante para os passantes, indicando as horas através da sombra que projetava. Trata-se de uma obra artística, com um significativo peso histórico, conjugando dois importantes conhecimentos: a astronomia e a matemática. Os habitantes locais ainda continuam a fazer referência ao mesmo como determinante indicador para o cumprimento dos horários de uso da água de rega proveniente do rego da Grova. Relógio de Sol vertical meridional em granito, com gnómon em ferro.