Sá
A freguesia de Sá situa-se a pouco mais de 5 kms da Vila de Ponte de Lima e no primeiro domingo de agosto, na igreja paroquial, venera-se o Senhor da Saúde em importante romaria. Logo em frente situa-se a Casa Grande de Sá, lugar de nascimento de António de Araújo e Azevedo (Conde da Barca), notável figura da cultura e da diplomacia portuguesa.
A Casa de Sá, construída no início do século XVIII pela família Barbosa, uma das mais importantes famílias da época, esta herdade contém uma capela, uma adega, um espigueiro do século XVIII, e jardins paisagísticos. Ligada à figura de António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo, tetraneto do primeiro senhor de Sá, nomeado Conde da Barca por D. João VI (alguns anos após ter acompanhado a família real na fuga para o Brasil), a Casa de Sá inclui ainda uma casa de caseiros, cavalariças, uma eira, um lagar, um tanque, um lago e uma mata de carvalhos.
Onde estava originalmente o relógio e onde está agora.
O nosso reconhecido agradecimento a Miguel Ayres de Campos Tovar neto dos actuais proprietários e administrador da propriedade, que nos recebeu com grande disponibilidade e simpatia. A caminho do fantástico relógio de Sol foi-nos contando a história da Casa de Sá e fazendo uma visita guiada à quinta.
O relógio de Sol, vertical declinante duplo, é uma maravilhosa peça em granito, com gnómon em ferro e numeração romana. Originalmente estava sobre o alpendre junto à eira e ao espigueiro onde se reuniam os trabalhadores da quinta para a debulha e armazenamento do milho.