Taião
Face à sua situação geográfica, em Taião “está sempre sol”, como dizem os mais idosos, nesta freguesia. Nesse aspecto, relacionado com o Sol, e motivo de orgulho deste povo, pelo seu valor arquitectónico, tem-se o seu lindo Relógio de Sol, no lugar de Taião de Cima, havendo, ainda, outro belo exemplar em Taião de Baixo.
Taião de Cima – Relógio de Sol em pedra, vertical meridional, com numeração romana e gnómon em ferro. Não está datado mas a casa na qual está assente tem na porta a data de 1893.
Em Taião de Baixo, no sítio do Outeiro, temos o Relógio de Sol junto a um velho espigueiro e a um sarcófago escavado na rocha. O velho relógio regulava a saída do gado para o monte, a distribuição das águas, das missas, etc., através de um vizinho que soprava num corno e dava as horas do corno.
Grande bloco de granito que tem gravado na face superior um relógio de Sol horizontal com gnómon em ferro. Não está datado.
Na nossa pesquisa pelos relógios de Sol existentes em Portugal, temos sabido de vários que já não se encontram nos seus locais de origem. É o caso das três peças que se seguem e que estão fotografadas no livro “Relógios de Sol” e no Blog Relógios de Sol de Portugal – Rota dos Relógios de Sol de onde retirámos as fotos que apresentamos. As casas, onde estes relógios estavam, foram demolidas e desconhecemos onde se encontram as peças.
Taião de Cima
Gandra
Taião de Cima