Grândola

A Igreja Matriz de Grândola – Degradada e a precisar de obras em 1482, é possível que a construção da igreja de Nossa Senhora da Abendada remonte a meados do século XV. Em 1513, D. Jorge (mestre da Ordem de Santiago), aquando da sua visitação, mandou reparar a igreja por apresentar alguma degradação: as pinturas murais estavam deterioradas, a pia baptismal era uma tina grande em barro e o corpo da igreja encontrava-se por ladrilhar.
No século XVI, passou a designar-se por igreja de Nossa Senhora da Assunção, e é também a partir desta centúria que começa a ser remodelada e ampliada, passando a adquirir progressivamente o traçado que actualmente a caracteriza.
Na fachada exterior, podem ver-se, entre outros elementos, um hábito da Ordem de Santiago esculpido sobre a porta principal e uma janela com vitral. No campanário há a registar o mostrador de um relógio de sol, quatro janelas sineiras, quatro cornijas e um pináculo. O lado norte é ocupado pelo novo centro paroquial e residência do pároco e, no lado sul, podem ver-se, além dos elementos referidos, as paredes das capelas laterais e do escritório, com uma porta e duas janelas com vitrais.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy