Abrantes

A fun­dação de Abrantes ter-se-á ve­ri­fi­cado em me­ados do sé­culo XII, re­sul­tado da ne­ces­si­dade de de­fesa dos ter­ri­tó­rios con­quis­tados e de as­se­gurar a vida ativa de San­tarém. Para me­lhor as­se­gurar essa de­fesa, D. Afonso Hen­ri­ques doou o seu Cas­telo e ex­tenso termo à Ordem de S. Tiago da Es­pada em 1173 e seis anos de­pois con­cede-lhe foral (1179). As­so­ciada à origem do nome Abrantes existe uma lenda en­can­tada.

Na Parada General Abel Hipólito, à entrada para o Castelo de Abrantes, há um relógio de Sol de mostrador vertical, meridional, sem gnómon, com numeração árabe, sem data, com um quadro da equação do tempo.

Pensão Santos em Abrantes

“Já depois de ter saído o Jornal de Alferrarede (Junho de 2006) foi encontrado em Abrantes mais um “Relógio de Sol Vertical”, relíquia que urge preservar.
Esta foi uma descoberta casual, pelo responsável da Biblioteca António Boto e do AHCA (Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes), quando passaram no local.
Após a passagem de tão importante informação, logo no dia imediato me desloquei ao responsável pela venda do edifício onde se encontra o referido relógio.
Obtida a devida autorização, foi possível fotografar um dos mais antigos relógios (penso eu), existentes em Abrantes. Situa-se o mesmo na Rua D Miguel de Almeida, onde em tempos foi a “Pensão Santos” (fig. 3).
O belíssimo estado de conservação em que o mesmo se encontra, só é possível devido ao facto de se encontrar em local pouco acessível (fig. 4).
Sobre a propriedade onde o relógio se encontra pode-se dizer: o edifício está à venda e encontra-se degradado. O relógio está localizado e em local privado, por isso, espero não estar a alertar algum predador, coleccionador de antiguidades, mas sim alertar os responsáveis pelo património local de forma a proteger mais esta relíquia, que merece ser conhecida por todos e preservada, em caso de compra ou restauro do edifício.
É provável não haver mais nenhum relógio de Sol na cidade de Abrantes. A existir e que seja do seu conhecimento comente o facto. Nós nos encarregaremos de o catalogar e divulgar”.

.

Com este interessante artigo, ficámos a ter conhecimento de mais um relógio de Sol que anda desaparecido. Se alguém souber do seu paradeiro e quiser informar, agradecemos

Freguesias de Abrantes
This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy