O Castelo de Montemor-o-Novo é, na verdade, o original recinto da primitiva vila e urbe de Montemor. Segundo consta, terá sido conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques pouco depois de 1166. O seu filho, D. Sancho I, concedeu-lhe o primeiro foral em Março de 1203, tendo a sua muralha sido reconstruída no reinado de D. Dinis. Nos séculos XIII e XIV, a vila intra-muros atingiu grande importância, nomeadamente ao nível económico, demográfico e religioso. Nesta altura, eram administradas quatro freguesias urbanas, todas elas com sede no interior do Castelo: Santa Maria do Bispo, Santa Maria da Vila, São João e São Tiago.
Montemor-o-Novo
Subida ao castelo para fotografar o relógio que se encontra mesmo lá no alto. Relógio de Sol horizontal em pedra mármore, com numeração romana e gnómon em ferro, datado de 1867.
Convento de S. Domingos
Fundado em 1559 por iniciativa de Manuel Fragoso e Beatriz de Negreiros, o Convento dos Dominicanos de Montemor-o-Novo “(…) teve a sua origem numa capelinha gótica (…) dedicada a Santo António que vinha, em fundamentos, de fins do século XIII (…)” (ESPANCA, 1975). Depois de dada a autorização para a sua instituição, assinada pelo Cardeal D. Henrique, iniciou-se a edificação do templo em 1561 e alguns anos mais tarde, em 1565, a comunidade dominicana começava a construir o edifício conventual.
Quando da nossa visita encontrámos o relógio da esquerda. A foto do relógio da direita foi-nos enviada por Karlheinz autor do livro “Die antiken Sonnenuhren Griechenlands“, “Relógios de Sol da Grécia Antiga” quem agradecemos reconhecidamente a participação.
Na Ermida de S. Gens existiu um relógio de Sol vertical meridional em mármore branco, com numeração romana e gnómon em ferro, datado de 1725, que se encontra desaparecido.
Foi publicada no dia 7 de Janeiro de 2015 a portaria que estabelece a classificação da Ermida de Nossa Senhora da Represa como Imóvel de Interesse Público, bem como a fixação da Zona Especial de Protecção ao monumento. Esta ermida construída no século XVI, situa-se na Herdade da Represa, na União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras. O seu interior encontra-se revestido com azulejos do século XVII, articulados com talha dourada nos altares. Os alçados laterais do coro baixo encontram-se revestidos com pintura mural setecentista narrando cenas da vida quotidiana rural.
O relógio de Sol da imagem ao lado encontra-se incorporado nas reservas arqueológicas municipais. Esta peça veio do Castelo de Montemor-o-Novo.
Todas as imagens dos relógios incluídos nesta página, foram cedidas pelo Município de Montemor-o-Novo a quem agradecemos reconhecidamente a colaboração.