Reguengos de Monsaraz
Em 1620 existia a duas léguas ao poente de Monsaraz, no meio de terras produtivas, uma Ermida dedicada a Santo António. Em 1690 começaram-se a edificar algumas casas em torno da Ermida e foi então grande o desenvolvimento da população que em 1712 já era uma aldeia chamada Reguengo com uma Igreja Paroquial da invocação de Nossa Senhora da Caridade.
As aldeias dos Reguengos sofreram um impulso demográfico nos tempos de D. Pedro II, que se desencadeou devido às suas privilegiadas disposições pastoris e admite-se que, no decurso das guerras da Restauração, alguns couteiros da Casa de Bragança, incumbidos do fomento equino necessário ao reabastecimento da cavalariça portuguesa aqui se vieram fixar.
Entre essas gentes humildes, emigradas dos lugares mais devastados pela guerra, parecem ter vindo homens especializados nos ofícios da cardação e tecelagem das lãs merinas, matéria-prima em que estas terras do antigo “termo” de Monsaraz, desde o século XV e na dependência das suas alianças económicas com a organização pastoril da Mesta espanhola, eram muito ricas.
No meio de todos este casario, haverá algures uma janela de uma casa onde existe este relógio de Sol. Esta imagem foi tirada do blog “O melhor Alentejo do Mundo”, não nos foi possível porém, encontrar a dita casa. Se alguém tiver conhecimento dela, agradecíamos que nos comunicasse para podermos completar esta informação.